terça-feira, 25 de junho de 2013

Buscar-me-eis




Entenda: "Buscar-me-eis"


Jer.29:13  "E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".

O texto acima deixa a entender que qualquer pessoa que buscar a Deus de todo coração o encontrará. Pelo menos isso é o que entendo. Porém, normalmente o que pensamos é que um filho de Deus ao buscá-lo de todo coração o encontrará. Será assim ou assado?
Agostinho de Hipona, que viveu entre 354 e 430 d.C, com sua inteligência inegável deu-nos uma visão muito interessante sobre essa questão de encontrar Deus:

Em sua época a ciência ainda estava engatinhando, se é que estava, então em sua visão/reflexão Cósmica seu argumento é que todo o universo material, todo o Mundo, tinha quatro elementos que eram: Terra, Água, Ar e Fogo, e que se apresentavam exatamente nessa ordem: 1º Terra 2º Água 3º Ar e 4º Fogo.
Logo, entendeu que tudo o que ocorre aqui está relacionado com com esses elementos, e que a tendência natural de cada um destes elementos é de voltar ao seu lugar próprio:


Terra - caso você atire uma pedra na água, essa pedra buscará seu lugar, pois ela não é da água, mas da terra, então, ela descerá até a terra.


Água - tudo o que é constituído de água ao perecer voltará à água, como um animal que ao morrer toda sua parte fluídica descerá ao encontro da água, que junta-se com mais águas e caminham para o rio e dali para o mar.


Ar - os gases naturais do ar tendem a voltar para essa esfera da natureza.


Fogo - ao queimar um papel, ou um graveto, aquilo que pertence à terra irá para a Terra, mas aquilo que sobe, sai do Fogo e sobe para a esfera do Fogo. (Assim era o entendimento).


Seu pensamento estava correto ao nível de compreensão da época, e mesmo hoje.
A pergunta é e o Ser Humano quando se vai o que acontece?
Acontece do mesmo jeito, o Corpo que é Pó (terra) volta à Terra, a parte líquida 75% do nosso corpo volta para a Água, se houver gazes voltam para o Ar. Porém, o que ocorre com a Alma e o Espírito?

Aqui está a grande sacada! Trazendo para nosso entendimento de hoje:


A Alma é aquilo que somos e aprendemos a ser. Uma criança ao nascer ela tem uma Alma pura, límpida, sem mácula, pois ainda não aprendeu a ser gente, ou seja, sua Alma deverá ser vivida por toda uma vida. (Por isso Alma vivente).
A Alma e o Espírito estão tão conectados, tão acoplados, que muitos os consideram uma coisa só (Dicotomistas), há porém aqueles que entendem que são duas coisas distintas (Tricotomistas). Isso é muito importante, mas não aqui neste artigo.


Pois bem, o que acontece quando o Homem morre? A parte material já vimos acima, mas a parte espiritual é a mais importante e que muitos por acreditar somente no que veem perdem de vista. Se tudo volta para seu lugar, como aquela pedra atirada na Água volta para a Terra, pois dela é; assim, também o espírito humano anseia voltar para Deus que é seu lugar "natural". Porém, aqui apresenta-se uma gigantesca dificuldade para esse retorno à casa do Pai, pois Deus é toda Virtude em Grau absoluto. Ele é Inteiramente Bom, Ele é inteiramente Benevolente, Ele é inteiramente Amor, Ele é inteiramente Misericordioso, Ele é Inteiramente Manso, Ele é Inteiramente justo, Ele é Inteiramente Puro, Ele é Inteiramente, ou seja, Ele tem só e no grau máximo todas as Virtudes.

Portanto, para voltarmos a Ele cheios de pecados e impregnados de defeitos e maldades como poderia nos receber? Como poderíamos chegar a Ele? A santidade de Deus não nos pode reconhecer como filhos.

Duas possibilidades: Ou nos tornamos Santos ou Mortos.

Santo nesta terra não há um único. A Bíblia diz que não há um justo sequer.

Logo, o único modo é Morto. Mas, como alguém Morto pode Viver com Deus?

Só há uma resposta: Ressuscitando dos Mortos! De que modo? Só há uma resposta: Crendo na Ressurreição de Jesus.

Entende por que a Ressurreição é tão combatida? Tanto a Teologia Liberal como a Reencarnação querem destruir a Única saída para o Ser Humano que é Jesus.

Disse Jesus Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por Mim.

Mas, só quem busca é que pode achar. Quem busca sua própria vida perde-a, mas quem dá sua vida por amor ao Pai, encontra a Vida.