Cisquinho no olho!




Ou será uma trave!

Nós não podemos ser hipócritas, pois é impossível ao ser humano ficar sem julgar um dia sequer. Julgamos o tempo todo. Isso se tomarmos "julgar" por refletir a respeito de algo e emitir uma opinião.

Precisamos definir o que é "julgar":
1 - Julgar pode ser o ato de examinar as provas circunstanciais que levam à uma conclusão jurídica de culpa ou inocência de uma pessoa. Após o julgamento emitir uma sentença de absolvição ou de condenação. Se condenado, então, cabe penalização ou libertação em caso de absolvição.

2 - Julgar pode ser o ato de verificar as probabilidades sobre um assunto e emitir uma opinião. No plano das ideias.

Logo, não podemos confundir que cristãos podem e devem julgar ideias, sim, mas nunca julgar irmãos em Cristo. Julga-se ideias e não pessoas. Não fomos colocados por juízes de nossos irmãos, mas temos que analisar e julgar ideias o tempo todo.

Assim, quando alguém observa que um padeiro cristão, ao fazer pão, utiliza farinha estragada, sua obrigação como cristão é de analisar o que de fato está acontecendo, julgar a situação, e emitir uma opinião a respeito. E talvez com isso possa ajudar esse padeiro: a) avisando-o primeiramente (com até 3 testemunhas Mt.18.16,17); b) denunciando-o caso o erro se repita (à Igreja, aos vizinhos e até aos órgãos competentes). Não podemos encobrir erros! Jesus denunciava erros!
Porque precisamos avisar primeiramente o irmão padeiro? Por que, pode ser que nossa visão do fato esteja errada, e na verdade a farinha ser de excelente qualidade, importada da Malásia, e ter aspecto de farinha estragada, mas na verdade é uma excelente farinha!

Veja, se a farinha é excelente, e assim já era antes da nossa opinião, então passamos para o campo das ideias e não de fatos (ficto ou facto).

Normalmente, alguns hipócritas que comumente fazem coisas erradas, esses caras-de-pau, gostam de usar textos bíblicos para, compelir, coagir os fiéis a encobertarem seus erros. Jesus os chama de lobos vestidos de ovelhas, mas que não entram pela porta pois são ladrões! Como a Porta é Jesus e é estreita, por ela só conseguem passar pessoas sem a bagagem do pecado. Assim, é necessário deixar essa bagagem no compartimento externo chamado arrependimento (o pecado jaz à porta). Logo após deixar ali seus pecados, recebe um ticket de passe livre, nomeado por "perdão concedido número 490". Porém, isso requer humildade, o que dificilmente um cara-de-pau possui, por preferir um lustra-móveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Não há Ressurreição sem Morte

A Verdade