Big Bang (Potência - Ato)



Potência e Ato (Aristóteles)

O Mundo no qual vivemos, por ser material, vive em constante transformação, ou filosoficamente, em Movimento ou Mudança.

Tudo o que tem vida à nossa volta está, de alguma forma, morrendo, seja animal, vegetal, humano e até mesmo mineral.

Uma Mudança é a transformação que as coisas sofrem durante um período de Tempo. Logo, todo Movimento requer Tempo.

Isaías 44 fala sobre o Ferreiro que faz o machado, o forja nas brasas e com marteladas o forma (Vs.12). O Carpinteiro de uma Árvore de Carvalho entalha um deus à semelhança de um homem, estendendo a régua, aplainando e marcando com um compasso (Vs.13-19).

Sem entrar no campo idolátrico desse texto, vamos observar que esses trabalhos realizados tanto pelo ferreiro como pelo carpinteiro forçam a matéria prima com que trabalham a se moldarem àquilo que eles projetaram em suas mentes como finalidade, como objetivo.

Parafraseando Aristóteles, transformar uma Árvore , que nada mais é do que um Vegetal, em uma imagem de escultura, um deus, é provocar uma Mudança, isto requer um Agente externo à Árvore e um Tempo. Para Aristóteles essa Mudança é passar algo de Potência para Ato. A Árvore, tem Potência para ser uma escultura, e quando esse Agente externo empreende um esforço contra as Árvores do Bosque, a derruba e a Transforma em uma escultura, essa agora "escultura" é escultura em Ato.
Portanto, existem coisas que tem Potência para serem Transformadas e existem coisas já existentes em Ato. O Minério de Ferro tem Potência para ser Machado, mas em Ato já é Rocha de Ferro. Assim como a Árvore tem Potência para ser uma Escultura, um deus, porém, em Ato ela já é uma Árvore.

Uma Bicicleta Vermelha em Ato, tem Potência para ser Azul. Para que ela seja Mudada do Vermelho para o Azul é necessário que um Agente externo à Bicicleta tenha em Ato a Tinta Azul e Tempo.

A humanidade toda trabalha todos os dias para efetuar essas Mudanças de Potência para Ato. Logo, existe uma sequência enorme de Mudanças que acontecem todos os dias. Mas, cada Mudança requer um Agente externo a ela para Mudá-la.

A pergunta é: "Essa Sequência enorme de Mudanças é Infinita ou Finita?"

Se essa sequência de Mudanças fosse Infinita, então ela não teria um início. O Infinito não tem início e nem fim, pois se tivesse não seria Infinito! Tudo o que é possível medir, não pode ser Infinito, pois o Infinito é Imensurável! Logo, essa Sequência enorme de Mudanças é Finita. Se essa Sequência enorme de Mudanças fosse Infinita, não seria possível haver uma Primeira Mudança, pois no Infinito não há um início. Consequentemente a 1ª Mudança aconteceu e tudo teve um início.

"No princípio, Criou Deus os Céus e a Terra" Gn.1.1.
"E formou o Senhor Deus o Homem do Pó da Terra". Gn2.7.

A Sequência enorme de Mudanças, por ser Finita, tem que ter um Agente que fez a PRIMEIRA Mudança (Big Bang). Mas, esse Agente que fez a 1ª Mudança não pode ter Potência, mas ser Ato Puro. Não pode ter Potência, pois se assim fosse Ele mesmo poderia sofrer Mudança e sendo assim estaria na Materialidade e no Tempo e seria Mensurável. Só o que existe na Matéria pode ser medido.

Concluindo, se a sequência enorme de Mudanças é Finita, logo, existe um primeiro Ser em Ato Puro, Imutável e Fora do Tempo (Eterno) que fez a 1ª Mudança.

Por ser Ato Puro, Ele tem que ter todas as Qualidades em Grau Absoluto, não pode ser Material (tem que ser espiritual), não pode Mudar (Imutável),  não pode ser Temporal (tem que ser Eterno, pois o Tempo é mensurável), não pode ser Finito, (pois ser finito pode ser aumentado ou diminuído).

Agora, pense: Deus Pai e Jesus, Filho do Homem, com estas características. Logo, chegaremos à conclusão de que Jesus, Filho do homem, enquanto vivo na Materialidade, não poderia ter esses atributos, mas ao Ressuscitar e com um Corpo diferente (glorificado) voltou à posição de Deus Filho. Mas, aqui viveu como Homem, pois esvaziou-se de sua divindade. Filipenses 2.6 ao 8. O vs.7 no original grego ekénose "Se esvaziou".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte