A casa de Zaqueu



Zaqueu, um chefe e rico (Lucas 19.1 ao 10)

Zaqueu tentava ver quem era Jesus, mas por ter pouca estatura não conseguia vê-lo em meio à multidão, então subiu em uma figueira brava, sabendo que Jesus passaria por ali. Jesus ao chegar àquele local, olha para cima e vê Zaqueu ali, e diz "Zaqueu desce, pois hoje vou pousar em sua casa". Zaqueu, então, desce e recebe a Jesus com alegria.

Havia dois obstáculos à observação de Zaqueu: sua estatura e a multidão que envolvia Jesus. Assim acontece com muitos que ouvem falar de Jesus, mas os obstáculos da vida, as limitações humanas, os impendem de ter uma visão clara de Jesus, e assim, só ouvem falar dele, mas nunca têm uma atitude de esforço para vê-lo, conhecê-lo e recebê-lo.


Enquanto os de fora murmuravam escandalizados por Jesus entrar em casa de um pecador, Zaqueu reconhece-se como um pecador, defraudador, e mais, daria aos pobres metade de seus bens e faria uma restituição quadruplicada do havia tomado de alguém.

Eis aqui um grande problema, uma limitante à experiência de um encontro com o Mestre, a religiosidade, a falsa moral, o legalismo, que não se preocupa com o pecador, mas com o pecado, com as regras. Eles se escandalizaram por Jesus entrar na casa de um pecador. Porém, Jesus mesmo declara que Ele não veio para os sãos, mas para os enfermos. Uma barreira enorme se instala quando alguém acredita que é preciso ser um santo para entra na presença de Jesus, para recebê-lo em sua "casa". Não importa que Zaqueu ainda era um pecador, defraudador, locupletando-se com bens alheios, Jesus o amou mesmo nessa condição. 

O resultado desse encontro é que vai criar um coração amoroso, respeitoso, honesto, íntegro, pois ninguém consegue ser assim antes de conhecer o santificador que é Jesus.

Depois disto, Jesus fala que naquele dia havia entrado salvação naquela casa.

A questão é: A salvação veio pela obra que Zaqueu fez?
Por que, então, entrou salvação naquela casa?

Duas possibilidades:
1 - Por agir corretamente ele alcançou a salvação (obras).
2 - Por Jesus entrar em sua casa houve salvação (graça).


O versículo 10 dá a resposta a essas questões: "O Filho do Homem veio buscar o que se havia perdido.


Logo, a resposta à salvação é Jesus e não o que eu possa fazer.


Nisso tanto Armínio quanto Calvino concordam: "SEM JESUS NÃO HÁ SALVAÇÃO".


Podemos, então, entender que tanto os espiritualistas como os católicos estão equivocados ao interpretar alguns textos como apoio à teologia da salvação por obras. Para eles, pergunto, "O que Jesus veio fazer aqui?"


Jesus é Salvador? O seu nome isso significa!

Os religiosos se ofendem devido ao fato de que isso depõe contra sua "religião", mas não buscam a Verdade. Mesmo que a Verdade machuque, ela tem que prevalecer. Sou eu que devo mudar minha posição, subir numa árvore para alcançar a Verdade, para enxergar a Verdade.


A salvação não é por obras, mas por uma luta sem medidas para alcançar a Verdade. Alcançada essa Verdade ela me liberta da desonestidade, dos enganos, das limitações, da vida com propósitos errados.

Zaqueu, sou eu, é você, somos todos nós antes de conhecer o Mestre Jesus.

Jesus diz a você, então: "Hoje entrou salvação nesta casa". Amém!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final