Piolho - Monstro Herege



O pastor John Sttot escreveu um livro intitulado "Crer é também pensar". que tem seu foco no propósito de se crer, mas manter os pensamentos alicerçados em uma lógica. Crer não é se apegar à uma religião por medo ou por tradição.

Aristóteles não foi um Cristão, nem mesmo Judeu, mas chegou à convicção, por meio da lógica, da razão, que existe um Ser como primeira causa de todas as Mudanças ou dos Movimentos.

Hoje vemos no Cristianismo muitos crentes em Cristo Jesus, que seguem meramente uma religião, pois nasceu num continente em que a maioria da população é cristã, e caso tivesse nascido na Índia seria um Hinduísta ou Budista. E se lá estivesse não procuraria um conhecimento mais aprofundado daquilo que acredita.

Estes são os piolhos, pois vivem na e da cabeça dos outros. Não são capazes de pensar por si. Não são capazes de investigar sua fé, suas crenças, suas crendices. 

Os piolhos se alimentam de sangue e estão aptos a viver permanentemente sobre o corpo de seus hospedeiros. São inconvenientes e irritantes. Assim são os parasitas que se alimentam da fé dos outros sem se importarem com a sua fé e fonte.

A Bíblia é o modo mais seguro e certeiro para alicerçar nossa fé, mas existem muitas perguntas sobres as quais não encontramos respostas fáceis. Então a razão nos foi dada para que busquemos respostas. Evidentemente é preciso ter muito cuidado para não sair fora daquilo que a Bíblia ensina. Logo, temos que partir desse valioso fundamento, a Bíblia, e assim meditar sobre os mais variados assuntos.

A Filosofia foi um recurso muito utilizado pelos país da Igreja, até que saiu do rumo, ou melhor, perdeu o alvo. Por esse motivo Martinho Lutero trouxe a "Sola Scriptura", ou seja, "vamos voltar às Escrituras".
Muitos estudiosos se preocuparam tanto em não ser um piolho a viver na cabeça dos outros que acabaram por beber tanto sangue e viraram monstros apocalípticos, tornaram-se hereges.

Pergunto: "O que assusta mais, um piolho ou um monstro apocalíptico?

O piolho incomoda muita gente, mas um monstro apocalíptico, literalmente, é capaz de infernizar muita gente. A coceira do piolho é passageira e tem cura, mas a mordida do monstro herege além de levar pro Inferno, pode durar por toda eternidade.

[Ideia extraída de uma aula do Pe. Paulo Ricardo de Azevedo]. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final