Terra, Água, Ar e Fogo



A tendência das coisas existentes é voltar à sua origem.

Agostinho de Hipona, que viveu entre 354 e 430 d.C, com sua inteligência inegável deu-nos uma visão muito interessante sobre essa questão de encontrar Deus:

Em sua época a ciência ainda estava engatinhando, se é que estava, então em sua visão/reflexão Cósmica seu argumento é que todo o universo material, todo o Mundo, tinha quatro elementos que eram: Terra, Água, Ar e Fogo, e que se apresentavam exatamente nessa ordem: 1º Terra 2º Água 3º Ar e 4º Fogo.
Logo, entendeu que tudo o que ocorre aqui está relacionado com com esses elementos, e que a tendência natural de cada um destes elementos é de voltar ao seu lugar próprio:

Terra - caso você atire uma pedra na água, essa pedra buscará seu lugar, pois ela não é da água, mas da terra, então, ela descerá até a terra.

Água - tudo o que é constituído de água ao perecer voltará à água, como um animal que ao morrer toda sua parte fluídica descerá ao encontro da água, que junta-se com mais águas e caminham para o rio e dali para o mar.

Ar - os gases naturais do ar tendem a voltar para essa esfera da natureza.

Fogo - ao queimar um papel, ou um graveto, aquilo que pertence à terra irá para a Terra, mas aquilo que sobe, sai do Fogo e sobe para a esfera do Fogo. (Assim era o entendimento).

Seu pensamento estava correto ao nível de compreensão da época, e mesmo hoje.
A pergunta é: 

"E o Ser Humano quando se vai o que acontece?"

Acontece do mesmo jeito, o Corpo que é Pó (terra) volta à Terra, a parte líquida 75% do nosso corpo volta para a Água, se houver gazes voltam para o Ar. Porém, o que ocorre com a Alma e o Espírito?

Aqui está a grande sacada! Trazendo para nosso entendimento de hoje:

A Alma é aquilo que somos e aprendemos a ser. Uma criança ao nascer ela tem uma Alma pura, límpida, sem mácula, pois ainda não aprendeu a ser gente, ou seja, sua Alma deverá ser vivida por toda uma vida. (Por isso Alma vivente).

A Alma e o Espírito estão tão conectados, tão acoplados, que muitos os consideram uma coisa só (Dicotomistas), há porém aqueles que entendem que são duas coisas distintas (Tricotomistas). Isso é muito importante, mas não aqui neste artigo.

Pois bem, o que acontece quando o Homem morre? 

A parte material já vimos acima, mas a parte espiritual é a mais importante e que muitos por acreditar somente no que veem perdem de vista. Se tudo volta para seu lugar, como aquela pedra atirada na Água volta para a Terra, pois dela é; assim, também o espírito humano anseia voltar para Deus que é seu lugar "natural". 

Porém, aqui apresenta-se uma gigantesca dificuldade para esse retorno à casa do Pai, pois Deus é toda Virtude em Grau absoluto. Ele é Inteiramente Bom, Ele é inteiramente Benevolente, Ele é inteiramente Amor, Ele é inteiramente Misericordioso, Ele é Inteiramente Manso, Ele é Inteiramente Justo, Ele é Inteiramente Puro, Ele é Absoluto, ou seja, Ele tem só e no grau máximo todas as Virtudes.

Portanto, para voltarmos a Ele cheios de pecados e impregnados de defeitos e maldades como poderia nos receber? Como poderíamos chegar a Ele? A santidade de Deus não nos pode reconhecer como filhos em havendo pecados impregnados. Deus virou as costas para seu próprio Filho na Cruz, pois não o pode ver tão impregnado de pecados, quanto mais a nós pecadores natos.

Possibilidades: 1) Mutilados, ou 2) Santos, ou 3) Mortos

Mutilados - Paulo diz que nós passaremos pelo fogo. Aquilo que for feno, palha, madeira, será queimado, mas aquilo que for resistente e purificado pelo fogo sairá ainda mais precioso (I Co.3:11 ao 15). Pedro, também, falou sobre isso em sua primeira carta (1:7). Também, é dito por Paulo, que o tal que for queimado sofrerá danos, contudo alcançará a salvação.


Santos - Nos tornarmos santos, por nós mesmos, nesta terra, é difícil, pois só podemos ser santificados por Deus, e isso mediante um querer voluntário. A Bíblia diz que não há um Justo sequer.

Mortos - O único modo de voltar ao Pai em vida é Morto. Morte no batismo. Mas, como alguém Morto pode Viver com Deus?

Só há uma resposta: Ressuscitando dos Mortos! De que modo? Crendo na Ressurreição de Jesus.

Entende por que a Ressurreição é tão combatida? Tanto a Teologia Liberal como a Reencarnação querem destruir a Única saída para o Ser Humano que é Jesus.

Disse Jesus Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por Mim.

Mas, só quem busca é que pode achar. Quem busca sua própria vida, perdê-la-á, mas quem dá sua vida por amor ao Pai, ganhará a Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final