Nascer da Água e do Espírito


O Evangelho de João (3.5) na voz de Jesus, diz que aquele que não nascer da Água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. A questão é o que significa esse Nascer da Água e do Espírito?

A resposta está no mesmo texto no Vs.3 onde fica explicitado que Nascer do Espírito é o próprio Nascer de Novo, e o Nascer da Água também é esse Novo Nascimento. Portanto, o Novo Nascimento é o Nascer da Água e o Nascer do Espírito.

Nascer da Água
O Ser Humano Nascer da Carne, cabe ao Homem. O Nascer da Água, mais especificamente poderia significar o Nascimento neste mundo, outros dizem que é o Batismo nas Águas, outros que é uma Limpeza à semelhança de um banho, mas de forma espiritual. 
O mais importante é o que segue no Vs.6 esclarecendo de forma objetiva que esse Nascimento da Água refere-se à Carne. Mas, que carne é essa? Carne e Corpo são coisas diferentes ( gr. sarkos ou sarks= carne; e somatos ou soma=corpo), portanto, o texto em si não se refere ao corpo, mas à carne. Então, isto nos induz a crer que esse Nascimento da Água refere-se ao modo carnal de vida, ou seja, os Anjos não podem nascer da Água, apenas os Seres Humanos. Porém, isso deixa o texto um pouco confuso, pois Jesus, se quisesse dizer isso, não diria Novo Nascimento àquele que com Ele conversava. Só posso entender esse Nascer da Água como uma Limpeza, como uma Transformação Interior, porque a Água tudo limpa, é o fluido de limpeza universal. E sabemos que a carne está suja pela pecaminosidade humana. Esse Nascimento da Água é o passo que o Homem deve dar em direção a Deus. 
Todo Ser Humano nasceu para buscar a Verdade, e cabe aos cristãos apresentar-lhes a Verdade, Jesus.


Nascer do Espírito
O Ser Humano Nascer do Espírito, cabe a Deus. Foi providência de Deus a Salvação, por meio de Jesus Cristo. O Nascer do Espírito opera no Homem uma transformação interior, invisível, mas extremamente importante, pois sem essa transformação o Homem não alcança uma Vida Espiritual. Só o Ser Humano que Nasce do Espírito é Espírito Vs.6. Os Santos, em Cristo, são seres espirituais, e deveriam andar e viver na dimensão do Espírito. Assim como nos relacionamos com pessoas carnais, deveríamos nos relacionar com os Espirituais, ou seja, os Anjos (só por permissão de Deus), O Espírito Santo, com os Dons Espirituais que nos foi presenteado. Isso é o que Paulo nos leva a entender em Efésios 1.3, quando fala que nós fomos abençoados com todas as bençãos espirituais nas Regiões Celestiais.
Jesus, então, sabendo das dificuldades na compreensão de Nicodemos (e nossa) deixa claro sobre o que Ele está falando com suas palavras no Vs.12: "Se vos falei das coisas Terrestres, e não crestes, como crereis se vos falar das Celestiais?"


Agora, observe que em ambos os casos, o Nascer da Água e o Nascer do Espírito, são Terrenos e não Celestes, e isto fica evidente nesse Vs.12, pois Jesus expressa exatamente isto, dizendo que falou das coisas Terrestres e ele não creu, como, então, crerá se falar das Celestes.

A seguir, Vs.13, Jesus, demonstra sua Autoridade e Relação com o Mundo Espiritual quando afirma que ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do Homem. Logo, as coisas do Céu só são acessíveis àquele que é filho de Deus, àquele que é Nascido de novo. O próprio apóstolo Paulo confirma esse apontamento de Jesus e dizem I Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Portanto, só espirituais conseguem discernir o que é espiritual. Aqui está a grande dificuldade em se Evangelizar, pois, o evangelizando não consegue discernir aquilo que é espiritual, não consegue entender. Só com a atuação do Espírito Santo de Deus no entendimento do evangelizando, é que ele conseguirá despertar para as coisas do Espírito. Por esse motivo não adianta discutir ao tentar mostrar a Verdade do Evangelho a alguém. Provérbios 26:4 "Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele". O Tolo insiste em ser e continuar sendo tolo. Mas, isto não nos isenta de evangelizar, pois o Espírito Santo é quem fará a obra no interior do coração.

* Inspirado na preleção do Pr. D. A. Carlson.

Comentários

  1. Muito bom mestre. Curiosamente estou escrevendo sobre isso nesta semana para o Blog da Vineyard. Serviu de boa inspiração e perspectiva. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Se foi útil fico feliz! Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final