Depravação Total





Basta nascer para ser um pecador. Trazemos em nós o estigma do pecado adâmico, ou seja, nascemos espiritualmente mortos para Deus. Em função disto cabe ao Ser Humano uma única missão imprescindível, buscar a todo custo a Verdade. Não a Verdade Relativa, a Verdade do momento, mas a Verdade Absoluta.

Nenhum ser é totalmente depravado como defendeu Sto. Agostinho e até hoje defendem os reformados.

Assim como a Luz existe e as Trevas é o distanciamento dessa Luz, assim, um ser não pode ter toda a depravação. Não pode ser totalmente depravado.

Na verdade a Depravação não existe, o que existe é a ausência de Santidade. Porém, o que observamos na humanidade é que o ser sempre procura um modo de se ligar ao Divino em busca dessa santidade.

Um indígena que nunca ouviu falar de Cristo sabe que existe um ser superior ainda que seja Tupã. Esse índio da sua maneira tenta alcançar essa divindade através de seus rituais.

Um ritual é uma forma de santificação, ou no mínimo, uma busca pela presença da divindade. Evidentemente que se busco um santificador de certa forma no meu intimo estou me santificando. Logo, não há depravação total!

A questão é entender o que de fato é a Graça: Existem Graus da Graça, que a princípio existe no ser humano apenas com uma suave Graça, a isto chamamos de Graça Suficiente, pois ela é suficiente para conduzir o pecador apenas à experiência de conversão. Depois que o pecador chega à experiência de conversão, aí ele passa a contar com a Graça Plena em seu ser. Utilizando o exemplo do padre Paulo Ricardo de Azevedo podemos entender melhor essas duas fases da Graça na Salvação do pecador: "A Graça Suficiente é como o automóvel que tem combustível suficiente apenas para chegar ao posto de combustíveis, e a Graça Plena é quando esse automóvel abastece, enchendo o tanque, plenamente, e assim seja capaz de fornecer energia necessária até seu destino final".

A essa visão de Graça Suficiente e Graça Plena, entendo como Semi-Pelagianismo, ou Cassianismo, que advém de João Cassiano, um contemporâneo de S. Agostinho. Uma vez que a teologia de Pelágio sobre a Graça foi condenada pela igreja romana de heresia. Devido a derrota de Pelágio todos os seus escritos foram queimados e sobrou apenas aquilo que outros disseram sobre ele.


Ninguém é totalmente mau! O Criador não pode criar o ser mau, pois Nele não há mal algum. Deus é Toda a Virtude em Grau Absoluto. Nele não há sombra de variação! Logo, é impossível a Deus criar algo mau em si mesmo.

Quando Adão pecou comendo o fruto da Árvore da Morte, ele passou a conhecer o Bem e o Mal, logo, não ficou de todo mau, pois sempre com o bem ele era agraciado.
A Missão humana é conhecer a Verdade. A Missão da Igreja é mostrar essa Verdade: Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte