Desculpa e Perdão




Quando cometemos um erro contra uma pessoa amiga ou não, sentimos um peso no coração devido à nossa consciência, que é como um sino de Deus badalando em nossa memória a nos dizer: Ei! Você errou! O que você vai fazer com isso?

Daqui temos algumas possibilidades:

1ª - Ficamos indiferentes à proposição da consciência e a negligenciamos. Mas, isto nos leva a cauterizá-la, pois com o passar do tempo ele deixa de acusar o coração.

2ª - Vamos à pessoa ofendida e pedimos a ela Desculpa pelo fato ocorrido. Isto alivia a consciência e nos retira a culpa, pois é exatamente isso o que a palavra significa: Des = Afasta, Retira. e Culpa = Consciência pesada; portanto, desculpa significa: Afaste a minha Culpa. Alivia aí ô! Aqui, não estou reconhecendo que errei, mas que não quero ter aquela culpa sobre mim. Portanto, é um ato egoísta. Não estou pensando no outro, no ofendido, mas em mim.

3ª - Vamos à pessoa e pedimos a ela Perdão. Nesta palavra fica evidente que EU ERREI, e, portanto, necessito do perdão daquela pessoa. Aqui, estou pensando na outra pessoa, pois a magoei. Não quero retirar minha Culpa, mas sim demonstrar que errei e que me arrependi de tê-lo cometido.

A Bíblia ensina a pedir perdão. Pois, se não o fizermos, iremos carregar o peso daquele ato, e pior, iremos machucar a pessoa com a qual erramos.

Se a pessoa perdoar ou não já é outra história. Perdoar, significa: "Eu libero você para prosseguir com sua vida, e fico em paz". Desculpar, significa: "Eu tiro a sua culpa, mas minha paz ainda não veio por completo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final