A Figueira




Lamento de uma Figueira

O Evangelho de Marcos, retrata uma história, a princípio, estranha que é a maldição da figueira por Jesus Cristo. Estranha a princípio, pois nos parece algo injusto o que Jesus fez, amaldiçoando aquela bela figueira, sendo que nem mesmo era tempo de figos. Porém, não é esse o detalhe que deve nos ater, mas o que Jesus quer nos ensinar com esse fato.

A figueira, era uma árvore muito comum na região da Palestina, e só apresenta suas folhas depois de ter seus frutos, portanto, se tem folhas, possivelmente ainda deve ter algum figo. Mas, para a decepção de Jesus, ali não havia fruto algum para servir ao criador de tudo o que há no mundo, inclusive da figueira.

O que aquela figueira estava oferecendo a Jesus? Folhas! O que representa a folha da figueira? Cobertura de pecado! Adão e Eva ao pecarem no jardim do Éden usaram as folhas da figueira para cobrir seus pecados. Podemos, então, deduzir que o que a figueira tinha a oferecer a Jesus era apenas um cobertura de pecado, e não algo para saciar sua fome. Agora podemos ver quem ofendeu a quem! Não foi Jesus que ofendeu a figueira, mas a figueira ofendeu seu criador, pois como bem sabemos Jesus nunca pecou.

Será, então, que foi essa a lição do Mestre? Não, de forma alguma, pois uma figueira não tem cognoscibilidade, mas seus discípulos sim.

A grande lição é que Jesus veio até a Figueira e a Figueira não o recepcionou! Sendo a Figueira o símbolo de Israel, Jesus aproveita a oportunidade para mostrar o estado espiritual da nação Judaica, somente folhas, sem nenhum fruto, apenas aparência, são os sepulcros caiados com beleza exterior, mas abriga em si os mortos. A Vida, Jesus, está diante deles, mas eles não tem nada a oferecer ao Criador.

"Nunca mais coma alguém fruto de ti, e os discípulos ouviram isto" Vs.14a - O que isto significa? Que Israel, depois de Jesus, nunca mais teria alimento espiritual para oferecer a quem quer que seja, e assim é até os dias de hoje.

"Os discípulos ouviram isto" Vs.14b - Hoje estamos vivendo um retorno ao judaísmo por discípulos que não ouvem Seu Senhor. Pastores usando kipá, usando vestes sacerdotais, candelabros, usando imitações da Arca da Aliança, rituais judeus nos cultos, só falta os sacrifícios no Altar (nem isso falta, pois pedem sacrifícios ao povo o tempo todo). Esses discípulos estão ouvindo Seu Mestre? Muitos, não estão ouvindo! Alguns até apresentam belas vestes, como a figueira, mas sem conteúdo. Sobem ao Púlpito, mas só oferecem ao Senhor folhas, o povo não aguenta mais comer folhas. Pior ainda é quando surge um enviado de Deus para servir não só figos, mas muitos tipos de frutos em Nome do Mestre, a inveja se estabelece, a bandeja é derrubada e os frutos do Espírito desperdiçados.

Por fim, Jesus, fala da fé e do perdão Vs.20-26. Os discípulos ouviram o Senhor, e o que mais importa aos discípulos é saber que por intermédio da fé pode-se até mandar um monte erguer-se e lançar-se ao mar (Vs.23). Mas, do que Jesus está falando aqui? O que isto tem a ver com a Figueira? Tem muito, pois Jesus olhava para o Monte onde o Templo de Israel estava fundado, e semelhantemente à Figueira, o Templo alude ao povo que o rejeitaria. O Monte do Templo e o próprio Templo aqui se refere ao Judaísmo e toda sua religiosidade, suas aparências de piedosos, mas tendo no coração rebelde.

Lançar-se ao mar - Jesus quis referir-se ao fim daquele Templo que não ficaria pedra sobre pedra, e só o que sobrou foi um muro, o qual é um tipo de ídolo para os judeus até hoje. O Templo foi totalmente destruído em 70 d.C.

Sobra a questão do Perdão. Aos discípulos, a lição de que devemos sempre perdoar. Aos judeus, a lição de que um Dia o Senhor voltará a tratar com eles, e, portanto, dar-lhes-ão o perdão, pois cumpriram o propósito divino de trazer o Messias ao Mundo, e por isso pagam um alto preço até os dias atuais. Podemos ver isto no ódio estampado nos inimigos de Israel, e que agora se volta também contra os Cristãos.

A Figueira está em lamentos por mais de dois mil anos, pois secou, não deu frutos, e parece que ficou esquecida à beira do Caminho. Porém, o que nunca deve ser esquecido é que a Figueira deu o Maior de todos os frutos à humanidade: Jesus! E por isso ainda serão honrados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final