Deus, o Bem e o Mal




Deus é o Bem ou criou o Bem?

A) Se Deus É o Bem
Logo, ele não criou nem o bem e nem o mal!
O Mal é a ausência do Bem, logo a ausência de Deus causa o mal!
Sendo a ausência do Bem, ou afastamento de Deus a causa do pecado, logo o homem é o responsável direto pelo pecado e por sua desgraça!
Sendo o homem o responsável pelo pecado, Deus é justo por permitir que ele sofra suas consequências!

B) Se Deus Criou o Bem
Logo, implicitamente ele criou o mal!
Se Deus "criou" o mal ele é o responsável pelo pecado e a desgraça humana!
Se Deus é o responsável pelo pecado, logo ele não é justo por nos permitir sofrer por um erro dele!

Então, Deus é o Bem ou Deus criou o Bem?

Existe um "desconexão" entre os dois pensamentos A e B, conforme o quadro de oposições para declarações contrafactuais, bem como uma falácia em uma das premissas no silogismo proposto, pois se Deus é Bem absoluto, segue-se que Ele não pode ao mesmo tempo ter o Mal em si. Isso é uma questão de lógica.

O Quadro de oposições contrafactuais: Deus sendo todo benevolente, não pode ter alguma malevolência (Aristóteles), isso é uma contradição.
Deus não criou o Bem! Ele é o Bem em Grau Absoluto. Logo, Deus não criou o Mal, mas o mal é o resultado das escolhas humanas equivocadas e do afastamento deliberado do Bem Absoluto.

A Ética tem a preocupação de estudar e estabelecer o que é certo e o que é errado, independentemente de critérios religiosos (No mundo todo sabe-se que é errado matar uma pessoa, independentemente de sua religião). Já a Moral tem sua fundamentação nas escolhas humanas numa perspectiva mais divina, pois sendo Deus o Bem absoluto, logo, devo praticar esse bem. Moral é o entendimento da maioria para se estabelecer Leis. Nem tudo que é Moral é Ético, ou vice-versa. Por exemplo, a escravidão pode ser Moral, porém, não é Ético; a religião já aceitou a escravidão, mas isto não fez dela algo certo. O homossexualismo aos olhos da Ética é algo certo, mas a Moral se contrapõe a isto. A Ética não se preocupa se me afasto do Bem absoluto que é Deus, por outro lado a Moral me coloca no dilema de obedecer a Deus e seus ensinamentos ou se me afasto dele e faço aquilo que me dá prazer, conforto e glória.

 A questão é que cada erro (certo e errado) que cometemos nos afastamos do Bem Absoluto, e isto acaba levando a humanidade direto para o abismo, porém, Deus amou o Mundo (pessoas) de tal maneira que enviou seu Filho para consertar esse caminho errado, mesmo sabendo que o matariam. Ele resolveu vir a este mundo.

Quando pensamos na Cruz, entendemos errado algumas coisas. A dor e a morte física de Jesus naquela Cruz não foi o pior que Jesus sofreu, pois o maior dos sofrimentos de Jesus foi Ele nunca ter cometido pecado algum, mas ter que se fazer pecador por amor às pessoas com inclinação ao erro constantemente. Imagina alguém sem pecado receber sobre Si o pecado de estupradores, assassinos, corruptos, ingratos, prostitutas, gays, etc. Para nós isto é fácil, pois somos pecadores, mas para Jesus isto foi o maior dos sacrifícios. Jesus tinha uma alma pura, limpa, e receber os pecados de toda humanidade sobre si, é algo inimaginável!
Não se esqueça que "O salário do pecado é a morte" Rm.6.23 - Jesus nunca pecou, logo, nunca poderia morrer! O único modo de Jesus morrer era assumindo os pecados alheios, e isto Ele fez por toda humanidade.

Mesmo assim, os seres humanos não o recebem, não o reconhecem, não o entendem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte