Alma e Espírito

Alma e Espírito

A Alma - (reflexão sobre o texto: Terra, Água, Ar e Fogo de 25/Jun/13)

Se os elementos que compõem tudo nesta terra tendem a voltar para seu lugar próprio, então, como fica a Alma nessa abordagem?

"A Alma, que elemento é esse? A que pertence? Para onde voltará?
A Alma é imaterial, mas completamente consciente mesmo após a morte física.
Se a Alma é imaterial, então, qual é o seu lugar "natural"?

Aqui os caminhos se abrem em dois segundo a teologia:

1 - Sem separar-se do espírito humano voltará juntamente com o espírito para junto do Pai.
2 - Separando-se do espírito humano, pelo juízo da Palavra (Hb.4.12), irá para algum lugar que não é junto de Deus, pois deu prioridade à viver uma vida sem Deus.

Seguindo a Lógica, podemos ver analogamente essa divisão de dois caminhos na Descrição feita por Jesus sobre Lázaro e o Rico em Lucas 16.19-31.
1 - O Rico - teve uma vida terrena voltada somente para si. No seu próprio dizer podemos ver que sua preocupação era apenas consigo, pois queria ser refrescado; ao ver que já não dava mais ordens, conformou-se; volta-se, então para sua família e principalmente seus irmãos. Tudo sem sucesso. Podemos ainda observar que seu ímpeto de rico, mesmo na miséria atual não diminuiu, pois o tempo todo pede a Abraão que MANDE Lázaro fazer isto e aquilo, ou seja, mesmo depois de morto e em sofrimento não perdeu sua arrogância de querer mandar nos semelhantes.
2 - Lázaro - teve uma vida terrena de misérias e fracassos, mas agora era assistido por anjos do Senhor e estava em refrigério junto ao peito de Abraão.

Lázaro não foi ao Paraíso por ter sido um pobre e miserável, mas pelo coração que possuía. Nem, tão pouco, o Rico foi para o Lugar de sofrimento por ser rico, mas devido ao coração que possuía.

A pregação do Evangelho é tremendamente importante e necessária, pois as pessoas pensam que estão aqui só por estar, que caíram de paraquedas por aqui. E tudo o que importa é a satisfação de sua miserável Alma. Mas, a Bíblia diz que uma Alma vale mais do que tudo que existe nesta terra. (Mt.16.26) Se eu ganhar o mundo inteiro e perder minha alma, terei perdido tudo! Logo, a Alma tem mais valor do que o Mundo Inteiro.

Mas, o que é a Alma? A Alma é tudo o que nós somos, tudo o que aprendemos nesta vida, tudo o que experienciamos, tudo o que sonhamos, enfim, somos nós, porém sem o corpo material. Alguns preferem chamar de Mente, não como o substrato do couro cabeludo, o cérebro, mas como algo vivo e totalmente escrito, como um caderno de fim de curso, repleto de escritas, experiências e rabiscos. Quando sonhamos que estamos queimando a mão, e sentimos a dor da queimadura, então acordamos assustados, pois é, isso é a Alma. Mesmo sonhando, podemos sentir a dor ao ser queimado. Mas como isso é possível se nosso corpo estava ali, imóvel sobre a cama? A Alma sente tudo, aprende tudo, vive tudo e nunca mais morrerá, ou seja ela é imortal, pois um dia passou a existir e não deixará de existir nunca mais. Isto a diferencia do espírito que sempre existiu e sempre existirá, logo, é eterno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final