A Caverna de Platão


Conhecimento amedronta!?

O mito da caverna é bem popular, mas será que é realmente compreendido?
A mensagem que esse mito nos revela é algo muito interessante quando analisamos os fatos concretos do que ali se passa.

Aqueles que se encontram dentro da caverna sabem somente aquilo que lhes é revelado por meio das sombras refletidas naquelas paredes. Portanto, o mundo ou a cosmovisão deles se alicerça nos paradigmas, nos pensamentos, no conhecimento que possuem por meio de revelações sombrias e induzidas.

Quando um dos seus convivas escapa da caverna escura e lancetada por fleches de um conhecimento restrito e sai dali estupefato pela luz que parece cegar-lhe e como alguém que se encanta com tudo o que vê ao seu redor com cores vivas e com informações que jamais sonharia existir enquanto permanecesse dentro daquela caverna, ele absorve até o cantar do galo longínquo.

Mas, tal conhecimento é por demais maravilhoso que ele sente a necessidade voltar e resgatar seus amigos e conduzi-los ao nível que agora alcançou.

Porém, qual é sua decepção ao constatar que o medo os aprisiona, que a ignorância os encarcera, que as trevas os mantém cativos.
Parece que somos assim meio que cavernosos em nossos limites de conhecimento, e pouco nos esforçamos para sair da caverna que nos acolhe, dos limites impostos pelas tradições, pelos laços de miséria que nos aprisionam, pela limitante material da Matrix em nosso mundo quase perfeito mas sem um pequeno facho de luz de uma dimensão melhor e totalmente disponível aos que escapam da caverna ou da cidade Matrix.

A ignorância limita o conhecimento que mantém a ignorância limitando o conhecimento e coloca paredes refletivas de uma realidade confusa e sem perspectiva alguma de uma transcendência.

Deus nos chama ao conhecimento e alerta que seu povo é destruído por deficiência de entendimento, de sabedoria e conhecimento. Como Deus fez com Elias ele quer que saiamos da caverna, pois o medo não nos pode reter. Para onde vou ao sair da caverna? Não importa, o que importa é dar um passo depois do outro e buscar enquanto se pode achar. I Reis 19.1-9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final