Alma e a Trepadeira - Liana


Meditação

O texto sagrado nos faz entender que o espírito humano está morto, enquanto separado de Deus (Ef.4.18;Rm.8.10;I Jo.5.11,12). Portanto, facilmente, podemos concluir que a fonte da Vida espiritual humana é Deus.

O espírito pode morrer? Filosoficamente não, não pode, pois é eterno. Só a matéria está sujeita a mudanças conforme Aristóteles.

Eclesiastes 12.7 diz que o espírito humano deverá voltar para Deus que o deu, logo, isto nos faz pensar que por ser espírito e ser de Deus não morre, portanto, é eterno!

Não há morte espiritual! Pois só a matéria pode sofrer mudanças, e o corpo é uma constatação clara disso. Então, o que é que chamamos de morte espiritual? Só pode haver uma resposta a essa questão, morte espiritual deveria ser chamada morte "almal", que é a parte ligada ao espírito de forma tão integrada que até parece a mesma coisa. Por esse motivo os tricotomistas e os dicotomistas, que tanto se digladiam, não estão tão discordes assim como aparenta, pois a Alma é o grude do Espírito, é a Orquídea parasitária, ou Liana, trepadeira parasitária sufocante. É aqui que o espírito geme, é aqui que o espírito não contenderá para sempre com o homem, pois ele também é carne (Gn.6.3).

A Alma quer prazer, quer felicidade, quer conforto, enfim, quer tudo o que há de melhor neste mundo, mas não quer sofrer, não quer dor, não quer morte. O sofrimento até parece um contrapeso na balança a mostrar à Alma humana que ela terá que buscar mais do que prazer, terá que buscar a Vida. Mas aí ela comete um grande erro, se agarra ao espírito humano e suga-lhe quase que toda sua vida, sufocando-lhe e distanciando este de sua fonte de Vida, pois não quer morrer, e sem saber o está sufocando, então, ele geme.

Mas, daí surge uma meditação teológica provocativa muito interessante que está relacionada à Alma: Se a humanidade decaída está morta para Deus, ou seja, todos os seres humanos já nascem *potencialmente mortos em seus delitos e pecados (Rm.3.23), então, a morte espiritual de que trata a Bíblia seria apenas temporal? Ou, na verdade, essa morte espiritual é a morte da Alma?

Não percebemos mas nossa alma está gritando: _ Quero vida! Porém, a única fonte de Vida não está no espírito humano, mas no Espírito de Deus em Cristo Jesus. Todas as religiões tentam levar o ser humano a viver do espírito humano. Só o Cristianismo tem fonte de água viva, Jesus!


Jesus é a Videira Verdadeira, mas alimentar-se dele e acessá-lo só é possível sendo enxertado em seus ramos. Apenas aqueles que o recebem, recebem Vida. Quem nele crer passará da morte para a Vida.

Voltando à questão, a Alma como uma gosma pegajosa enlaçada no Espírito humano como será arrancada, julgada e possivelmente condenada?

O escritor do livro de Hebreus indica uma real possibilidade para fazer essa separação por meio da Bíblia, da Palavra de Deus, que é a Espada afiada de dois gumes e tão penetrante que pode dividir a Alma do Espírito humano (Hb.4.12). A Alma sem o espírito sobrevive, mas muito precariamente, pois já não poderá achar o caminho ao sol, então, ela vive seu inferno. Alma é um elemento espiritual, não físico, não material, portanto indestrutível, mas muito sofrível.

Muitos céticos, ofendem a benevolência de Deus dizendo que Deus é cruel entregando a criação a tão dura sentença que é a morte. Mas, Deus nunca almejou isso para a raça humana, ao dar-lhes liberdade de escolhas alertou-os que se comessem do conhecimento do mal, morreriam! Pois, separar-se de Deus, da Árvore da Vida é uma opção de morte! Retirando a trepadeira da Árvore Viva, ela morre! Não há contradição aqui, pois essa morte não "morrível" é um eterno sofrer mortal, uma morte que perdura por toda a eternidade. Essa é a única diferença real entre a Trepadeira e a Alma, uma morre de fato, enquanto a outra morre eternamente, isto é, o processo de morte perdurará por toda eternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte