Ideia Humana, Ideia Divina






A Ontologia nos faz pensar sobre o Ser e os Entes. Isto me levou a pensar sobre Deus e as Ideias e o Homem e suas Ideias. Mas, não sou o primeiro, alias grandes pensadores já discutiram o assunto.

Deus tem ideias extremamente superiores às Ideias humanas, pois quando Deus cria algo, com certeza isso vai além de nossa capacidade criadora.

Deus criou a vaca, um animal fantástico. Mas antes de criá-la a Ideia teve que passar pela mente de Deus. A Ideia vem antes do Objeto, no caso a vaca. Sou obrigado a submeter a Ideia de vaca às minhas Ideias, portanto, a Ideia humana de vaca decorre do Objeto para a Mente, exatamente nesse sentido; e não da Mente para o Objeto!

Deus tem a Ideia primeiro e depois cria o Objeto.

O Homem vê o Objeto e depois imagina.

Tudo o que foi criado, toda a Realidade está em nossas Mentes devido a uma pré-concepção Divina.
Mas, como Deus nos fez à sua Imagem e Semelhança, o Homem também é um micro-criador, mas com limites à materialidade.

O Homem pega um tronco de árvore e cria uma mesa, ou seja, a Ideia de mesa foi concebida na Mente do Homem, e nesse caso a Ideia veio primeiro à Mente humana para depois ser executada. Mas, somos limitados à materialidade, pois dependemos da árvore para fazer a mesa. Já Deus é Ilimitado, pois do nada faz acontecer.

O Homem não consegue criar (no sentido de fazer) uma vaca e nenhum animal da natureza, pois isso veio da Ideia de Deus.

A Filosofia Contemporânea tenta inverter e subverter essa ordem, pois retirou Deus como Idealizador e colocou o Homem como o criador. O Antropocentrismo filosófico é uma perversão da criação Divina, pois tenta de forma desconjuntada colocar o homem com o criador: Se penso, então, existo! Não, não é assim, penso, mas dentro dos limites da materialidade. O pior é que a Teologia Pós-moderna, de alguma forma, tenta assimilar essa acefálica mentalidade (se é possível ter mente sem cérebro), que iniciou-se em Renè Descartes e firmou-se em Heidgger e Bultimann. è o cumulo do absurdo! Não há concordância entre a Luz e as Trevas!

A pior das mentiras é aquela que mais se aproxima da verdade, pois torna-se sutil e tragável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final