Bondade e Maldade




Alguém disse: “Podemos decidir ser bons por amor à própria bondade, mas não podemos ser maus por amor à maldade".
Ninguém, em sã consciência, ama a maldade! Mas, ama-se facilmente a bondade.
Deus é Bom em grau absoluto. Portanto, em Deus não há Maldade alguma, ou seja, Deus não é, e não pode ser Mau.
O que é a maldade? É o afastar-se da Bondade! A maldade em si não existe, o que existe é o distanciar-se da Bondade.
Podemos decidir ser Bons por amor à Bondade, pois Deus é Bom. Mas, não podemos decidir ser maus por amor à Maldade, mas por afastar-nos da Bondade. A Rejeição à Bondade é o ligar-se à Maldade! O minério do ferro é bom, mas a ferrugem o corrói! Mas, a ferrugem o que é? Você não compra um quilo de ferrugem!
Ninguém ama o Mal ou deveria amá-lo! As pessoas Rejeitam o Bem.
O Mal é o resultado desse afastar-se do Bem.
O Mal não poderia existir, pois se de fato existisse em si e por si, Deus teria que ser seu autor. Mas, Deus não pode criar algo que em si não existe, logo, o Mal é um resultado.
Jesus disse: "Bom só um que é Deus" Mateus 19.17. Só Deus é Bom! Portanto, tudo o que não está em Deus é Mal, mas, não Mau. Não existe Mau em grau absoluto! Se existisse seria um deus mau, e não pode haver dois deuses, pois um limitaria o outro, e, assim, já não haveria um Deus Infinito e Uno.

Então, se um só é Bom, será que existe um ser mau? Seria Satanás a encarnação do Mal em si, e assim se tornado um ser Mau? Não! Não pode haver um ser Mau, pois se existisse quem o teria criado Mau? Deus é Amor, logo, não há nele Mal algum, como então, conceberia um ser Mau? Existe um ser Maligno ou Maldoso, mas não um ser Mau.

Por outro lado se só existe um Ser Bom, os demais o que são? Não podem ser maus, mas apenas maldosos. Para que um ser seja completamente Mau, não pode haver nada de bom em si. A humanidade está repleta de pessoas maldosas, mas não tem ninguém mau em sua essência. Deus é Bom em sua essência. Seria Satanás Mau em sua essência? Sabemos que Satanás não foi criado Mau, mas sim muito Bem, mas fez malignidades e assim deixou de ser do Bem, mas não deixou de ter algo de bom, sua própria existência é algo bom. Mas, Bom pleno só há um que é Deus! Satanás nunca foi Bom. Mas, também, não pode ser Mau em sua essência. Temos aqui um paradoxo. Ele é Mal, mas não é Mau.
Só há um ser Bom, mas não há nenhum ser Mau! Satanás significa adversário! Não há nada que Satanás faça sem consentimento de Deus, isso irrita Satanás e o deixa doidinho. Não passa de um instrumento nas mãos de Deus para executar os projetos de Deus, pois o plano é o homem!

Isso é artigo para muita meditação! 
Pensamentos baseados em proposições de S. Agostinho.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/bondade-e-maldade/123180/#ixzz3LLH6E0jO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final