Deus e as emoções



A Onisciência de Deus nos faz pensar que não há nada que possa surpreender a Deus. Como algo poderia pegá-lo de surpresa?

Deus é Onisciente, portanto, tem todo conhecimento, então, tudo o que há, tanto neste mundo como no espiritual, não pode causar qualquer surpresa em Deus. Assim sendo como algo poderia causar-lhe emoção? E que tipo de emoção?

Gênesis (6.5,6) nos relata um fato que pesou o coração de Deus, esse fato foi que a maldade humana se multiplicou e que os pensamentos dos homens encontravam-se em constante maldade. Seria isso uma surpresa para Deus? Deus não esperava que esse fato acontecesse? 


Por esse motivo a Liberdade humana é tão significativa. O Livre-Arbítrio que Deus deu ao homem é algo que chega a nos impressionar. Pois, o relato bíblico diz que Deus entristeceu-se, ou seja, pesou-lhe em seu coração. Podemos meditar que se Deus entristeceu-se pelo fato de o ser humano ser maldoso, então, Ele não esperava que isso ocorreria! Deus é Onisciente e sempre será, então, como pode ser surpreendido pela maldade do homem?

Creio que Deus ao dar Livre-Arbítrio ao homem deu-lhe poder de decisão sobre dobrar-se ao mal ou manter-se fiel ao bem, e de modo algum Deus influencia nessa escolha. Isso nos leva a pensar que Deus não se ausentou do Mundo como pregam os Deístas, pois Deus também é Onipresente e não podemos limitá-lo, mas ausentou-se do Ser Humano por ser Santo.

Deus ao ser rejeitado pelo homem aceita essa rejeição e respeita tal postura de sua criatura. Mas, Deus o deixa entregue à sua própria regra de vida, ao seu próprio projeto de vida, e por conseguinte, o homem soberbamente caminha sem rumo e sem direção.

O que de fato causa emoção em Deus é a sua própria criação! Portanto, Deus tem emoção sim e só suas criaturas são capazes de entristecê-lo e alegrá-lo. Mas, isso de forma alguma retira de Deus sua Onisciência e sua Onipresença. Pois, não podemos nos esquecer que os seres humanos são seres materiais e mortais e Deus é Eterno e Espiritual. São níveis diferentes. 


O Tempo foi algo que Deus necessariamente criou para introduzir o ser humano nele, para que o homem tivesse um limite temporal de existência, mas isso não significa que Deus retirou-se e abandonou sua Criação como entendem os Deístas. 

Na temporalidade humana, seu período de vida, todas as suas decisões são pessoais e independentes de Deus, pois foi essa a escolha da humanidade em Adão. Deus não intervém, nas decisões humanas. Isso afeta a Soberania de Deus? Não! Em hipótese alguma, pois para isso foi criada a temporalidade, pois decisões erradas levam a complicações, e assim, o mundo temporal torna-se inseguro, imperfeito e muito defasado da proposta inicial Divina. 

O tempo encarrega-se de aniquilar o mal provocado pelo ser humano, desde que esse mal seja interrompido com a vida de seu proponente. O mal causado por Karl Marx em vida foi pequeno, mas esse mal perdura enquanto perdurar suas ideias e seus discípulos. 

Se o homem peca, distancia-se de Deus. Isaías fala isso (59.2), e distanciando-se de Deus aproxima-se da não vida, da morte. Portanto, existe uma sombra que cobre o homem e impede Deus de vê-lo. O pecado cobre o ser humano de trevas, de sombras, e assim Deus fica distante de sua criatura. É como se o homem entrasse em um túnel e Deus fosse o helicóptero. Alguém poderia dizer que se assim fosse esse Deus seria limitado, e, portanto não Onipresente! Não, não é assim, pois Deus em seu infinito poder assim quis que fosse. Por isso o espírito do homem é a lâmpada do Senhor (Provérbios 20.27). 

O problema é que o espírito humano está em trevas, o homem já nasce assim, e o único modo dele ser encontrado por Deus é Nascendo de Novo (Mateus 3.3), ou seja, Nascer da Água e do Espírito, que é o nascer da matéria e também do espírito. Tornando-se visível a Deus o tempo todo. Quem peca vai para as trevas a fim de que suas obras não sejam vistas: “Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas”. (João 3:20)

Deus, então, tem ou não tem Emoções? Sim, é evidente que Deus tem emoções, pois tem uma expectativa de que o ser humano, encoberto pela sombra do pecado, se manifeste a Ele tornando-se visível aos seus olhos! Existe uma alegria manifesta nos Céus quando uma pessoa vem para a Luz!

Lucas 15:7 – “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/deus-e-as-emocoes/123800/#ixzz3LL9o365p

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final