Determinismo transpira injustiça


A argumentação para refutar o Determinismo, embora seja simples, requer certa cautela, pois isso já perdura por mais de quinhentos anos.


Argumentam os predestinacionistas que se uma pessoa não foi escolhida, e não se rende a Cristo, isso demonstra que ela não foi eleita por Deus. 
Isso é a mesma história de algumas religiões que dizem: "Quando você estiver preparado você virá para o PRÓ - VIDA" ou coisa semelhante a isso.

Deus é Justo, e não daria privilégios a alguns em detrimento a outros. Deus não faz acepção de pessoas!
Imagina Deus criando algumas pessoas e colocando-as numa prateleira; lá estão dispostas 80 bilhões de pessoas*, então, Deus vai passando e escolhendo: essa sim, essa não, essa não, essa não, essa sim! Ou seja, Deus escolhendo, ali no almoxarifado, entre suas criaturas as que Ele predestina para o Céu e a maioria que Ele predestina para o Inferno! Cruz credo! Que Deus é esse?

Os eleitos são os filhinhos de Papai, os não eleitos são os filhinhos do Diabo!?
Hoje até os Ateus estão utilizando-se dessa falácia para fazer com que as pessoas descreiam desse Deus. Eu mesmo não creria!
Veja o silogismo (um pouco ampliado):

1 - Deus é amor.
2 - O Mundo tem sentido.
3 - O ser humano NÃO tem escolha livre.
4 - Logo, o Inferno é para quem?

Creio que o Inferno é um lugar real e existe de fato, mas sendo Deus Amor, o Inferno não deveria existir! Pois, o Inferno existindo é morada de quem? Quem irá para lá? Deus é Amor ou não é? Se Deus já criou algumas pessoas destinadas ao Inferno, esse Deus tem problemas, Ele não é Amor, isso é fato, apenas, algumas vezes, tem amor! Isso é contraditório, pois Inferno não é expressão de amor, mas de sofrimento. Portanto, essa teologia determinista ou faz de Deus um Ser Injusto, ou aniquila com o Inferno. Como essas duas possibilidades não existem, pois Deus é Justo e o Inferno é real, o Determinismo é que realmente tem problemas!

Dizem os Deterministas que todos pecaram e sendo assim todos merecem o Inferno. E aqui está a Justiça de Deus, dizem eles, que devido a esse amor, Ele resolveu salvar alguns escolhidos que Ele mesmo selecionou! Observe a injustiça imputada à Deus, pois se todos pecaram e são destinadas ao Inferno, e Deus amando alguns os livra desse terror do Inferno, isso é uma tremenda injustiça para com aqueles que não foram escolhidos, pois o que fizeram estes que foram escolhidos? Ou o que não fizeram aqueles que serão enviados ao Inferno. Percebe que se assim fosse, o Mundo não faria o menor sentido! Sobraria uma pergunta: Por que estamos aqui? Qual é a resposta teológica para essa questão?


Porém, o mais incoerente nessa proposta é que Jesus não tem valor algum, nem tão pouco sua obra. Ou então, Deus não é Onipotente. Explico:

1 - Sendo Deus Onipotente, pode realizar tudo o que bem desejar. Se mesmo antes do ser humano nascer ele já foi escolhido (eleito) por Deus, a pergunta é: "Porque Deus não os salvou antes de nascerem? Ou, porque não ordenou que não nascessem aqueles que iriam para o Inferno? Deixá-los nascer e depois os condenar à perdição eterna sem que possam fazer nada para alcançar a misericórdia Dele! Isso é insano!

2 - A obra de Jesus, sua vinda a esse Mundo, sua Vida e sua Morte, não faz o menor sentido no determinismo, pois para que enviar Jesus, se Deus já escolheu quem Ele quer salvar?! O Determinismo anula a maravilhosa obra de Jesus Cristo. O sacrifício de Jesus na Cruz não tem valor salvífico, pois se Deus já escolheu alguns, a cruz é anulada.

3 - Adão mesmo não sabendo o que era certo ou errado teve a opção de ouvir a Deus ou ouvir a Serpente. Teve livre Arbítrio! Logo, todos os que quiserem ouvir a Deus, hoje, têm a opção de fazer esta escolha. Não fui destinado à Salvação, mas um dia tive força para dizer a quem de fato quero ouvir!

Evidentemente creio que TODA humanidade foi predestinada à Salvação. Mas, infelizmente alguns cegados pelo esplendor do mundo material, não conseguirão ver a proposta divina para sua Salvação.

Ora, o determinismo é incoerente com o Amor divino, pois assim como escolheu alguns, poderia ter escolhido a todos, mas não o fez, então, Ele não é amor! Observe a incoerência.

Se Deus pode escolher salvar alguns, então, Ele pode escolher salvar a todos, se não o faz, então, Ele não é tão bom assim! E se Deus não é tão bom assim, Ele não pode ser Deus.

Portanto, o Livre Arbítrio é sem sombra de dúvidas o mais condizente com a Justiça divina, pois Deus dá ao ser humano a possibilidade de escolher a que deus ele quer servir:

"se vos parece mal servir ao Senhor, ESCOLHEI, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu, porém, e a minha casa serviremos ao Senhor".  Josué 24:15

Veja que é uma questão de escolha! Sempre é opcional! Deus não fantochizou sua criatura!

* (Segundo alguns estudiosos esse é o número de pessoas que já viveram neste mundo).









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte