Pentecostalismo sobre um alicerce arenoso

Mudando o alicerce

Se o alicerce de um edifício está firmado na Rocha, com uma base Bíblica sólida, não é qualquer abalo sísmico que irá derrubar esse edifício. Mas, enfraqueça sua base e toda a estrutura poderá ruir.

A visão deísta a respeito da divindade, diz que Deus criou o mundo com todas as condições para ele caminhar sozinho, viu que era muito bom e se retirou deixando tudo aos cuidados dos homens. Portanto, para essa linha teológica, Deus não se faz presente neste mundo, ausentou-se. Essa visão ganhou forma no final do séc.XVIII sob a influência do Iluminismo, e a consequente revolução francesa.


O Iluminismo foi um movimento cultural das elites intelectuais que resolveram acabar com a dependência cultural dirigida principalmente por força da igreja católica. Sua intenção era a condução do destino humano sob a luz da razão. Tinham a razão como esperança de um mundo melhor, o lema era "a deusa razão os guiaria". O iluminismo francês é o culto da razão, a deusa razão da revolução francesa. A razão (humana) deve dominar acima de tudo e acima de todos(1).

A intervenção da igreja na esfera científica tinha causado problemas, como no famoso caso de Galileu e Newton.
O deísmo ganhou força em consequência desse movimento cultural, muito embora já existisse desde o séc.XVII e até mesmo na filosofia aristotélica.

O Deísmo teve grande influência na posterior Teologia Moderna e pós-moderna. A chamada Interpretação Histórica Crítica das Escrituras, onde as Escrituras não eram consideradas como Palavra de Deus, mas sim nela estava contida. Onde o Canon Formal, composto por 66 livros, continha o Canon Normativo. Canon Normativo é a perspectiva de que Palavra de Deus está contida dentro do Canon Formal.


Isso trouxe consequências gritantes à teologia, pois as Escrituras deixaram de ser a Palavra de Deus. 


Consequência: Teologia Liberal e depois Teologia Neoliberal. Isso acabou com as igrejas na Europa e estão trazendo essa bactéria altamente danosa à fé para o Brasil, principalmente no meio pentecostal, o que é totalmente contraditório. O pentecostalismo é dependente total das Escrituras como Palavra de Deus. Se mudarmos essa base sólida para uma base arenosa que é o materialismo da teologia da Prosperidade o avanço pentecostal será detido. Hoje no meio pentecostal os cultos são movidos às diversas Campanhas e mais Campanhas. Existe campanha para todo e qualquer tipo de necessidade humana. Mas, os dons ficaram em terceiro ou quarto plano. Generalizando, Paulo, João, Pedro ou qualquer outro apóstolo nunca disseram "temos ouro e prata", mas, disseram em Nome de Jesus levanta e anda!

Vejo isso com muita cautela, parece mesmo algo orquestrado, uma teoria da conspiração, planejada e exercida por aqueles que querem acabar com o pentecostalismo ou no mínimo desmoralizá-lo. O movimento da Prosperidade que se instaurou no meio pentecostal visa sua corrupção e desmoralização. A proposta é a seguinte: "tornemos Mamom, a qualquer custo, o deus a quem servirão". E assim de uma visão Espiritual, com os dons do Espírito, aliciemos eles com as coisas materiais! Assim o Espírito Santo os desamparará e se tornarão papagaios faladores e desorientados. 


Somos Teístas, e mais que isso, somos Cristãos dentro do Teísmo, e mais ainda, somos Pentecostais!

Satanás, você foi detectado! Essa sua obra está desfeita em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!

(1) Leia mais: http://www.mundodosfilosofos.com.br/rosseau.htm#ixzz2kdM2zvx6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte