Jesus Existiu?!

Jesus Histórico
O Jesus histórico, evidentemente existiu, pois os escritos bíblicos aí estão como prova de sua historicidade. O Evangelho de Marcos e as Cartas do apóstolo Paulo foram escritos pouquíssimo tempo depois da morte de Jesus.
I Coríntios 15.3-7 - "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo".

Observe o que ele diz:
1 - Cristo morreu
2 - Foi sepultado 

3 - Ressuscitou 
4 - Foi visto por: Cefas (Pedro); pelos Doze; por MAIS de 500 irmãos, dos quais a maioria ainda vive, mas alguns já faleceram 
5 - Tiago (irmão de Jesus) 
6 - Todos os apóstolos 
7 - E por último a Paulo.

Pois, bem! Se Paulo escreveu esse texto enquanto aquelas pessoas ainda estavam vivas e algumas mortas, isto deve ter se passado pouco tempo depois desses fatos. Dizem os eruditos que ele escreveu cerca de sete anos, 
apenas, depois da ascensão de Jesus.

Outra questão: Os judeus nunca contestaram o sepulcro vazio, ao contrário tentaram fraudar esse evento dizendo que o corpo de Jesus foi roubado, isso é balela, pois, imagine a cena os discípulos reunidos planejando roubar o corpo de Jesus: Eles dizem, heis o plano: De madrugada nós vamos até lá, enganamos os soldados ROMANOS, rolamos a pedra de -+ 2 toneladas e roubamos o corpo e levamos para outro lugar, voltamos e inventamos uma história que provavelmente NOS LEVARÁ À MORTE: Quem está comigo? Dar a vida por uma mentira! Fala sério!

O evangelho de Lucas 24:34 - diz: "O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão" (Pedro).

Mateus 28:9,10 - Jesus aparece às mulheres. Naquela época as mulheres não tinham voz, para o judaísmo, para um judeu era vergonhoso tomar o depoimento de mulheres. Os primeiros discípulos de Jesus eram judeus, então, seria vexaminoso deixar escrito um testemunho desses, então, por que deixaram registrado mesmo sendo vergonhoso? Assim como o testemunho das mulheres que encontraram o túmulo vazio Mateus 28:1-7.

A ideia de ressurreição de uma só pessoa não fazia parte da cultura judaica. O judaísmo acreditava que haveria sim uma ressurreição, mas no final dos tempos. Logo, os próprios discípulos sendo judeus não esperavam por essa ressurreição, mas só no fim. Então, não passava pela cabeça deles um truque como esse.

Flávio Josefo, 37 a 100 d.C., historiador, menciona Jesus de Nazaré duas vezes, menciona Tiago irmão de Jesus, e outros daquela época. Isso é história.


A simplicidade do Evangelho de Marcos não deixa espaço/tempo para sofrer mutilações com lendas por exemplo, como alguns querem argumentar sem fundamento.


Os judeus não contestaram o sepulcro vazio, pois a ascensão de Jesus foi vista por mais de 500 pessoas que ainda estavam vivas para testemunhar o fato. Então, como negá-lo?


O próprio Paulo que era um autentico judeu, que perseguia e matava os cristãos, ao ter um encontro com Jesus, tete-a-tete, nunca mais foi o mesmo, dando sua vida por Jesus.


Me responda, então, qual é o origem da fé cristã, se tudo era um golpe, uma mentira? Como pode uma mentira prosperar?


Nenhum judeu conceberia um Messias humilhado, envergonhado, executado por seus inimigos como um criminoso. A cultura judaica não admitia isso em nenhuma hipótese. Para Israel, o Messias teria que ser glorioso, vencedor.


O problema não é historicidade de Cristo, o problema é a perversão humana, a revolta humana contra Deus. Numa luta insana, pois Deus é Deus, independentemente do que eu pense a respeito.


Os ateus não aceitam a ressurreição de Cristo, pois isso seria admitir que existe um Deus. Se Deus não existir é evidente que não há ressurreição. Mas, aí a argumentação já seria outra: A existência de Deus.


Não tenho nada com as religiões existentes no mundo, tenho com Jesus Cristo, e isso não é religião, mas seguir um Homem que viveu aqui, morreu, e ressuscitou. O sepulcro está vazio e não há nada que se possa fazer para reverter isso.


As religiões que existem no mundo são invencionices humanas, e evidentemente tem que ter um fundo de verdade, pois senão quem as seguiria? Mas, me diga uma em que seu líder ressuscitou dos mortos? Me diga uma que promete que você ressuscitará? Me diga uma que diz que Deus se fez homem, e pagou um alto preço para te buscar e salvar.

* William Lane Craig - Em Guarda - Editora Vida Nova - 2011
* Josh McDowell - Evidências da Ressurreição de Cristo - Editora e Distribuidora Candeia - 1987

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final