Alma




Alma

O que é? Como surgiu? É Finita, Imortal ou Eterna? Para onde irá após a morte?

A Alma é a parte imaterial do ser humano, assim como dos animais. Alma do latin "Anima" ou "Animus", normalmente traduzidos por Alma ou Mente. No grego Psychē e no hebraico nefesh.
Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser nêfesh vivente.  Gn.2.7
Observe que a Alma só passou a existir depois que o Fôlego de Vida foi soprado nas narinas de Adão. Portanto, primeiro foi esculpido o Corpo com o Barro, depois foi dado o sopro divino como agente motor, como energia, e por fim o contato do espírito humano (fôlego) com o barro gerou um mine Big-Bang, e a Alma passou a Viver. Logo, a Alma é uma resultante, uma consequência, do toque do espiritual com o material. Analogicamente, podemos dizer que o Fogo é uma resultante do contato do Comburente com o Combustível, assim é a Alma, uma resultante da Matéria (Barro) em contato com o Espírito Humano. 


Alma, então, surgiu desse encontro, mas a pergunta persiste: O que é Alma? Alma é aquilo que somos, ou melhor, que aprendemos a ser durante nossa vida toda. Por isso muitos chamam Alma de Mente, também pode ser nominada assim, mas não pode ser confundida com Cérebro, o local onde são processadas nossas escolhas, nossas atitudes, conhecimentos, pensamentos, memórias, etc. 
A Alma humana abriga todas as informações e experiências vividas, portanto, traz em si as memórias de uma vida. Mas três são as áreas que a compreendem, que a ocupam, que são: Emoções, Vontade e Razão, além é claro da própria Memória. Alma é, portanto, a existência além da matéria, além do corpo e dos cinco sentidos. Não pode ser vista. Embora não possa ser vista, ela pode sentir, pois é como o sonho daquele que inerte sobre a cama, é capaz de sentir no sonho a dor de uma queimadura, mas como isso é possível se o corpo está inerte sobre a cama. Então, podemos concluir que as sensações experienciadas em vida de alguma forma passa à nossa Alma, e por isso conseguimos sonhar e sentir no sonho a dor, ou o prazer, ou a alegria, etc. Porém, a Alma por ser abstrata, imaterial, ainda é pouco conhecida e de difícil definição, pois são muitos os entendimentos divergentes a esse respeito.


A diferenciação entre a Alma e o Espírito Humano pode ser entendido da seguinte forma: Se a pessoa fosse cego, surdo, mudo, sem olfato e sem sensibilidade tátil, ainda estaria vivo dentro de si mesmo. Mas que parte de você ainda estaria viva? Isso é o espírito humano. O Espírito Humano é você sem nenhuma experiência vivida. A vivência, é que se chama Alma vivente, com potencial para assimilar aquilo que nossos cinco sentidos nos oferecer durante a vida. Além, evidentemente, dos quatros sentidos internos que são: Senso Comum, Imaginativa, Memória e Cogitativa.

Minha Alma engrandece ao Senhor, meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador. Por que meu Espírito se alegra em Deus, então, minha Alma O engrandece.

O escritor do Livro de Hebreus diz que a Espada do Espírito é uma espada afiada de dois gumes, e é capaz de dividir a Alma do Espírito, isto significa que a Alma está tão intimamente ligada ao Espírito Humano e nele se originou que o juízo mediado pela Palavra de Deus trará como consequência a separação entre esses dois irmãos siameses. O Espírito volta para Deus que o deu e a Alma para o destino a ela sentenciado.

A Alma é Infinita e isso a diferencia do Espírito que é Eterno, pois o Espírito soprado por Deus ao homem voltará para Deus, pois assim é com tudo o que existe, o que é da Terra busca a Terra como repouso, o que é da Água, busca a Água como repouso, o que é do Ar, busca o Ar como repouso e o que é do Fogo, busca o Fogo como repouso. Assim, o Fôlego de Deus, o Espírito Humano busca o Espírito de Deus como repouso. O que é divino volta ao divino. Ec.12.7. Infinito, porque, não existia, mas no momento da união do Corpo com o Fôlego Divino, passou a existir. Eterno, é o Espírito Humano, pois sempre existiu em Deus e sempre existirá.


Aquele que rejeita a Salvação da Alma efetuada por Jesus Cristo, não alcançará vida Eterna, pois a Morte Eterna é consequência dessa rejeição.

Morte eterna é a morte que nunca findará. É uma morte continua por toda eternidade futura. Mas, isso é assunto para outra postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte