Células Embrionárias




Ética

A Ciência fez grandes avanços nestes dois últimos séculos no campo astronômico, espacial, medicinal, na microtecnologia e nanotecnologia, bélico, microbiológico, enfim, em todos os campos científicos. Porém, alguns desses importantes avanços, esbarram no campo ético, como o caso da soberba étnica hitleriana em que os arianos, de acordo com essa visão, seriam uma raça superior. Logo, in vitro, seria possível fazer uma seleção nada natural de bebês geneticamente "perfeitos". Assim como a ideia de clonar seres humanos, também poderá parecer mais identificada com essa mentalidade relativa à raça ariana do que de qualquer aplicação responsável do progresso científico. 

A Ética é a ciência que estuda e oferece princípios do que é bom e promove o bem, dá pareceres sobre aquilo que se considera certo ou errado, e não podemos confundir com a Moral que envolve mais o aspecto vivencial, do dia a dia e é o parecer da maioria. A Ética busca o entendimento do que é certo ou errado independentemente de Religião, enquanto que a Moral tem fortes vínculos com a religiosidade. A Moral instrumentaliza a formulação e a execução de Leis no interesse da maioria. Nem tudo o que é Moral é Ético e vice-versa; como a escravidão, que há um bom tempo atrás, era considerada algo Moral, porém, será que era Ético? Um homem submeter outro homem a servi-lo sem oferecer-lhe um salário digno e liberdade de escolhas, e nem mesmo descanso regular, nada mais é do que um autoritarismo involuntário, uma escravidão. Talvez a Ditadura seja uma forma de escravidão em massa.

A Ética de Jesus é o modo como devemos viver a vida e a reinterpretação da Lei Mosaica, na famosa frase de Cristo: "Eu porém vos digo".

A pesquisa científica embrionária encontra um grande obstáculo no cenário religioso, mas atualmente já houve avanço nessa área, onde descobriu-se um modo de desenvolver células-tronco sem a necessidade de tirar a vida de um ser informe com 32 ou 64 células, até mesmo de dente já foi possível desenvolver essas células-tronco.

Deus é o Criador da Vida, e o próprio Senhor Jesus disse que é a Vida, portanto, toda tentativa que se faz para tirar ou agredir uma vida depõe frontalmente contra Jesus. Tirar vida é agredir a Vida que é Jesus. Os homens argumentam que salvarão vidas estudando as grandes possibilidades do aproveitamento embrionário, mas se isto envolve tirar vidas, então, nosso posicionamento não deve ser o que eu acho, mas o que eu creio.

Hoje pode até ser visto como Moralmente aceitável se tirar uma vida, pois a sociedade está sendo conduzida como animal encabrestado que costumo chamar de "massa imbecil teleguiada", mas isto não faz do fato algo Ético. O Errado sempre será Errado, independentemente da linguagem filosófica a adorná-lo. Moral é algo aceito pela maioria, logo, pode não ser Ético.

Sempre que uma situação se apresente a mim como duvidosa, busco saber a quem ofende, a que se presta, e principalmente o que é menos mal.

Minha apreciação sobre o assunto, proposto por minha amiga Sonia Sanches, não tem caráter científico, pois não é minha área de formação, mas é algo em que medito a respeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final