Cego ou Louco


 

Cego ou Louco

O ditado popular "de Médico e Louco todo mundo tem um pouco", tem até um fundo teológico, pois todos pecaram. Médico, também, pois todo ser humano gosta de dar dicas homeopáticas, como o chazinho da vovó. Certa vez, no programa do Jô Soares assisti o Juca de Oliveira dar uma receita para dores originadas nos ossos, minha esposa provou, e por incrível que pareça, deu um resultado excelente. Agora, se de louco todo mundo tem um pouco, então, a loucura não deve ser algo tão ruim assim. Pois, o mundo chegou até aqui, mesmo que nauseabundo e de forma estapafúrdia, esquisita.
Porém, a cegueira é pior do que a estultícia, pois o louco não é aquele que perde a razão, mas aquele que vê a realidade de forma diferenciada. O louco que diz ser Napoleão Bonaparte racionaliza muito bem, faz gestos, usa uniforme e mete a mão por dentro da farda junto ao peito, portanto, é condizente com o que acredita; assim como o sujeito que pensa ser um cavalo, comporta-se como cavalo, relincha tal qual, é capaz de trotear. Portanto, os malucos são até racionais dentro de seu pequeno universo. 
O cego é diferente, pois está em seu perfeito juízo, sabe até argumentar com certa facilidade e coerência, mas seu erro é gravíssimo, pois caminha sem saber para onde. Vai tateando em sua inutilidade teleguiada pelo poder do manipulador de cenas e opiniões. Porém, o cumulo da insanidade é o sujeito ser um cego muito louco, ou um louco muito cego. 
Segundo o ditado popular todos nós somos um pouco louco. Se assim é, então, temos que nos preocupar com nossos óculos, e saber utilizá-los de forma bifocal, e com as lentes sempre muito limpas. Alguns tem até o privilégio de utilizar um binóculo, e desta forma enxergam mais longe. Porém, muitos sem perceber ou por um pouco de alfafa, preferem o cabresto, devido à facilidade de se caminhar sem qualquer preocupação sabendo que há alguém que pensa por eles, e num leve toque nas correias ao ouvir um - Ôh,ôh,ôh,hhhh, ou fazer um biquinho puxando o ar para dentro, como que mandando-os seguir: Puchz!puchz! puchz! Caminham felizes rumo ao abismo que se aproxima. 
Isso me lembra aquela vara de porcos cujos demônios tomando ocasião entraram neles por permissão de Jesus, mas os porcos correram em direção ao precipício e lá despencaram para sua ruína total. Quem ali eram os loucos e quem eram os cegos. Os porcos não sabiam nada do que se passava, mas viviam na lama; os demônios sabiam o que acontecia e sabiam com quem estavam falando, mas faltou-lhes razão, pois entregaram-se à loucura. Os porcos nos escritos bíblicos simbolizam aqueles que conhecendo as coisas espirituais e vira-lhes as costas. Portanto, o porco chegou a enxergar, mas preferiu a sujeira ofuscante e limitante. Já o demônio é um maluco que almejou ser Napoleão, mas não passava de um Lanterninha numa espelunca pedindo misericórdia ao Senhor dos Céus e da Terra, que embora sendo misericordioso não falha em sua Justiça.
O próprio profeta Balaão (Núm.22.22-31) montado em seu jumento, não enxergava o anjo barrando seu caminho, mas o jumento além de o enxergar, chega ao cúmulo de falar com o profeta insano. Quem era o louco e quem era o cego? Neste caso o profeta tanto era louco com cego, até que o Senhor abriu seus olhos. Era louco, porque se propôs a trair seu próprio povo, mas ao mesmo tempo era um cego que sendo profeta desligou-se das coisas espirituais e ligou-se às materiais, pois amou o prêmio da injustiça que estava quase cometendo. Daqui, também, podemos extrair essa preciosidade de que algumas vezes os animais antecedem a visão humana, logo, a grande maioria dos humanos não enxerga absolutamente nada das coisas espirituais.
O apóstolo Paulo diz que se fez de louco para que, de alguma forma, alcançasse a salvação de alguns. Se fazer de louco, não necessariamente seja uma declaração de loucura, mas de sabedoria. Algumas vezes devemos agir assim para que o cego veja e o louco tenha algum juízo.
O cantor e compositor Moacyr Franco nos deixa perplexos diante de sua "Balada para um Louco" que louco de amor, louco não era.
Algumas vezes nestes versos de loucura vejo meia voz de Jesus a nos chamar: "Venha vamos voar".


http://www.youtube.com/watch?v=JFD1Z8yI9fo

Leia a letra é muito interessante, mas só pra loucos... - http://letras.mus.br/moacyr-franco/405858/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte