segunda-feira, 7 de abril de 2014

Aos xeretas: Deus Pensa?




Deus é um Ser Pensante

Isaías 55:8  "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR".

Filosofando: Deus pensa, portanto, surge uma pergunta: "Deus faz escolhas?"

Todo ser humano Pensa, tem emoções, tem Vontade e tem Razão. Portanto, pode fazer escolhas. As Escolhas fazem parte de uma gama de Opções. A noiva pode escolher um tapete: Verde, Vermelho, Azul, Amarelo ou Branco. Seu critério de escolha pode ser: Emocional, Racional ou Volitivo.

Mas, qual é o critério de Deus para fazer escolhas? Deus pode escolher? Qual é então, a gama de opções para Deus escolher e quem as proveu?

Uma das respostas pode ser que: Deus cria opções possíveis e depois faz a escolha!? Mas, sendo Ele Deus e Onisciente, não há necessidade de fazer opções ou mesmo de criar várias opções para depois escolher! Além disso, fazer escolhas também requer tempo, mas Deus está fora do Tempo. É Atemporal.

Concluo (mas deixo em aberto) que Deus não escolhe, apenas cria aquilo que intenta criar e ponto.

Tentar mapear a Mente de Deus é algo que um ser humano jamais alcançará, pois somos à sua imagem e semelhança, mas não somos iguais a Ele. Não somos deuses. Quem intentou ser um deus acabou num hospício, como Nietzsche por exemplo e tantos outros.

Carregamos a semelhança e imagem de Deus, mas estamos inseridos no Espaço e no Tempo, e somos Finitos.

Tendo em vista a Finitude do ser humano, podemos ventar sobre o que Deus pretende com a complexa criação do ser humano? Existe uma Pretensão Divina em andamento? Essa Pretensão exige Justiça ou é Contingente?

Se Deus quisesse que soubéssemos estas coisas, certamente, Ele teria inspirado seus profetas, apóstolos, reis ou sacerdotes a escreverem sobre isso na Bíblia.

Xeretas é o que somos!

PS. Dr. William Lane Craig - "Um ser onisciente não pode raciocinar discursivamente porque Ele já sabe as conclusões que irá chegar!"