Panta Rei - Tudo Muda




Panta Rei

A palavra Panta Rei utilizada pelos gregos sugere a ideia de que tudo é móvel, fluido, transitório, "Tudo flui". Heráclito de Éfeso (480 a.C.), filósofo, utilizando-se dessa palavra disse que tudo passa. Para ilustrar essa afirmação de que tudo passa, Heráclito usou a bem conhecida metáfora do rio: 

"Não é possível banhar-se no mesmo rio duas vezes". 

Afinal, as águas que correm no leito de um rio nunca são as mesmas, e, tudo passa! Nós já não somos os mesmos de dez anos atrás, de trinta anos atrás, não somos mais aquela criança que dormia assustada com o vulto de um pano pendurado no canto do quarto que parecia um monstro pronto a atacar. Não somos sequer os mesmos de ontem.

O Mundo muda, tudo o que há no Mundo muda. As Mudanças requerem tempo e o tempo cobra mudanças. Existe uma "infinidade" de mudanças ocorrendo agora mesmo, enquanto digito esse texto e o próprio texto sofre mudanças. 

Um marceneiro vem colocar uma prateleira na sala. Mudanças acontecem, a madeira é lixada, aparada, envernizada, pregada e parafusada. Tudo isso gastou tempo para execução. O que foi envolvido? Madeira, Parede, Sala, Lixa, Serrote, Verniz, Prego e Parafuso, mas o Agente da Mudança também tinha que estar lá - o Marceneiro, evidentemente. Todos esses elementos entraram em minha vida, a maioria vai permanecer por mais tempo, mas o Marceneiro, após realizar seu trabalho e receber por seu Tempo e Habilidade, volta à sua Realidade, graças a Deus! A parede fica e os materiais ficam, mas a visão é outra, a utilidade é outra.

Que mudanças estão ocorrendo em sua Vida? Seu Tempo passa a cada instante, o Preço está sendo cobrado quer você queira ou não. Tempo é algo estranho está em nós, mas está fora de nós, existe e não existe. O Tempo não pode existir dentro da Eternidade, pois se assim fosse a Eternidade não seria Eternidade devido à limitação de sua mensurabilidade. Não é possível dividir a Eternidade em partes, isso a limitaria. Só no Mundo Material tudo é mensurável, mutável e temporário. Deus por ser Eterno é Imensurável, Imutável e aTemporal.

Seu rio está passando, amanhã já será diferente com outras águas, mas o que produziu hoje?

Fazemos pequenas mudanças todos os dias em nossas vidas e na dos outros. Em nossas vidas buscamos o melhor, o agradável, o belo, o funcional. Mas, e na vida daqueles que dividem o espaço/tempo conosco, quais mudanças promovemos?

"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias" Sl.23.

Quantas Mudanças e Agentes você pode contar nesse Salmo? 
Mudanças - Panta Rei (requer tempo): pastoreio, provisão, repouso, cuidado, tranquilidade, refrigério, justiça, amor, sombra, morte, mal, presença, consolo, preparação, unção, transbordamento, bondade, misericórdia, seguir, habitar, Casa do Senhor.

Tempo: os dias de minha vida, longos dias, vida.

Agentes de Mudanças (dedicam tempo): Senhor, Pastor, Guia, pastor, "ovelha", águas tranquilas, refrigerante para alma, veredas, justiça, amor, vale da sombra da morte, mal, vara, cajado, mesa, inimigos, unguento, cálice, bondade, misericórdia, vida, habitação, Casa do Senhor e dias.

Cuide do seu Rio! Suas águas estão passando. Não tente congelá-lo, por debaixo do gelo as águas continuam fluindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final