Morte antes da queda de Adão

No jardim do Éden existia a morte?
Creio que sim, pois havia ali também uma árvore chamada Árvore da Vida.
Há uma inquietante interrogação na necessidade dessa Árvore da Vida estar ali (Gênesis 2.9), pois ela poderia não estar, mas estava. Qual seria sua função ali? Talvez uma possível resposta esteja no capítulo seguinte (Gn.3.22,24), pois ali é dito que se o homem tomasse de seu fruto, ele viveria eternamente!
O ser humano vivendo eternamente seria algo inimaginável depois de conhecer o bem e o mal, pois toda malignidade no mundo, tanto de pessoas quanto de demônios se estenderiam indefinidamente, por um tempo sem fim. Seria o mesmo que dar a Hitler o poder sobre a morte, para que ele vivesse para sempre matando e fazendo suas perversões! Nisso está a misericórdia de Deus para com a humanidade.
Quando Deus disse a Adão que se ele comesse da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, certamente morreria - Deus não quis dizer que morreria de imediato, mas que por não ter mais acesso à Árvore da Vida, ele um dia iria morrer. 
A inacessibilidade à Árvore da Vida não permitiria a Adão e a toda sua descendência recarregar sua bateria vital. Essa Árvore é como um poço de água no deserto ou até mesmo um oásis, sem isto a vida tem um tempo pequeno de existência e se findaria num esqueleto esquecido na areia.
Interessante é que essa Árvore só volta a ser mencionada de fato no último livro da Bíblia, o Apocalipse. No Apocalipse vemos o fim de uma jornada de miséria humana em seus caminhos pecaminosos e arrogantes.
No Apocalipse essa Árvore da Vida volta para nos mostrar o quanto erramos e quantos males a humanidade foi capaz de fazer sem Deus em seus caminhos. Ela volta para trazer a misericórdia de Deus sobre aqueles que entenderam que sem Deus não há Vida. A providência de Deus para a manutenção da vida volta:
"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus".
Apocalipse 2:7
A Árvore ainda está lá no Paraíso de Deus. Nós é que fomos expulsos de lá. Expulsos por escolha nossa, e por desobediência do primeiro Adão, mas graças a Deus pelo segundo Adão que venceu:
"Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante".
I Coríntios 15:45
"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo".
I Coríntios 15:22
A Árvore da Vida ganhará sua verdadeira importância quando os remidos de Jesus tiverem acesso livre a ela, aos seus frutos e às suas folhas. Pois, é saúde para todos os povos.
"No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações".
Apocalipse 22:2
Porém, só terão acesso à Árvore da Vida aqueles que lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro de Deus. E isso significa Vida Eterna!
"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à Árvore da Vida, e entrem na cidade pelas portas".
Apocalipse 22:14
O perigo de alguém perder o direito à Árvore da Vida está no fato de essa pessoa conhecedora da Verdade, retirar qualquer palavra do livro desta profecia. Aqui é feito referência àqueles receberam a Salvação pelo sangue do Cordeiro, mas descuidaram e não consideraram o Livro de Apocalipse como um Livro Profético e tiraram-lhe o real significado de suas palavras:
"E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da Árvore da Vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro". Apocalipse 22:19
Havia, sim, morte no Éden antes do pecado de Adão, mas havia também a Árvore da Vida que curava todas as feridas por acidentes, haja vista que não havia enfermidades. Portanto, o único mal que existia antes da queda era o mal físico. Não havia o mal moral e nem o mal metafísico. Talvez este último já houvesse, pois antes do pecado ali já estava a Serpente. Serpente essa que representa o mal metafísico de um anjo caído. Mas, isso já é assunto para outro estudo.
No Jardim de Deus, o Éden, havia morte sim, mas, também, havia a Árvore da Vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

O Diabo e o Inferno Final