O Anel de Giges


Resultado de imagem para desenho do anel de giges

Platão conta um caso interessante em "A República" de certo homem chamado Giges.

Giges andava por um campo e avistou uma grande vala. Curioso olhou para dentro do grande buraco e avistou lá no fundo um homem caído. Notou que ele tinha em seu dedo um anel, e o tomou para si. Movido por sua curiosidade notou que ao mover o anel algo muito estranho ocorria e ele se tornava invisível. Com essa invisibilidade ele agora encontrava uma proteção para fazer aquilo que não podia fazer na vida cotidiana, tendo em vista que seria facilmente reconhecido. Encoberta sua debilidade moral, agora ele podia fazer coisas que gostaria de fazer, mas não podia. Agora ele podia entrar no quarto de um casal e ver o que ali se passava, podia ouvir fofocas sem ser reconhecido, podia escutar homens de negócio tramando suas estratégias, podia ver mulheres lindas nuas no banho, etc.
Em posse do anel ele seduziu a rainha, tramou a morte do rei e tomou o poder para si.
A pergunta é: "O que você faria se pudesse ser invisível?"
Os tarados iriam se aproveitar das mulheres; os ladrões, roubar bancos; os políticos ouviriam tramas por baixo dos panos e usariam como moeda de troca; os parasitas políticos, dominariam ainda mais o país; os religiosos, se fariam de adivinhos para conquistar poder; os bandidos ganhariam posições estratégicas e muito dinheiro; os gananciosos, obteriam privilégios para investir. Mas, e os cristãos, o que fariam? 
Nosso caráter não pode ser movido ou mudado pelo poder que temos. Muitos poderosos conseguiram o anel de Giges e só demonstraram o que fato eram por debaixo da máscara. Hitler obteve esse anel, por um pouco de tempo, e o que ele fez? A esquerda no mundo todo busca desesperadamente por esse anel com o intento de ganhar o poder e jamais sair de lá.
Deus em sua infinita sabedoria "não dá poder aos homens" sem que seu caráter seja profundamente provado, como aconteceu com Abraão, com Moisés, com Sansão e com o próprio Jesus.
Se alguém, sem caráter, se diz poderoso, tenha certeza que ele é um usurpador!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfeição

Matar ou Morrer? Deus preferiu Morrer.

Não há Ressurreição sem Morte