Gn.2.7 - Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
Barro mais Fôlego da Vida resulta em uma Alma.
Portanto, quem existiu primeiro? Evidentemente que foi o Fôlego da Vida, pois é o Fôlego de Deus, é o espírito que vem dar vida ao ser humano. Deus é eterno, logo seu Fôlego é eterno.
Em segundo lugar vem o corpo, pois foi manuseado por Deus para dar forma ao ser que Ele queria criar.
Por fim, o resultado disso foi uma Alma Vivente. Se ela é vivente, então isso indica que não era vivente, mas passou a ser vivente.
Portanto, Alma é o resultado do encontro do Barro com o Espírito.
Qual destes pode ser repreensível? Os três. I Ts.5.23
Talvez a surpresa seja a questão do espírito, pois como algo que vem de Deus pode ser repreensível? Não se esqueçam de Lúcifer, que significa, portador de Luz, mas que hoje é o príncipe das trevas. Além desse fato, o espírito humano pode se corromper com muitos envolvimentos espirituais, como: bruxaria, feitiçaria, possessão demoníaca, satanismo, magia, cartomancia, etc. Tudo isso é doença espiritual.
Portanto, a Alma que é o resultado do encontro do espírito com a carne, com o barro, então, a alma não encarnou, mas resultou desse encontro.
A Bíblia deixa a entender que a Alma é imortal, pois em Apocalipse João viu as almas daqueles que foram decapitados e estavam vivas nessa ocasião.
Então, já vimos que a Alma teve um tempo de início de vida, e que agora que ela existe nunca mais deixará de existir.
Aqui precisamos entender e diferenciar duas coisas fundamentais:
1 - Eterno é aquilo que sempre existiu e sempre existirá.
2 - Imortal é aquilo que um dia passou a existir e nunca mais vai deixar de existir.
A grande questão é: " Ao morrer o corpo, a Alma desencarna ou a Alma se aparta do corpo?"
Dependendo da resposta que dermos, isso terá consequência desastrosa ou não.
Se a resposta for que a Alma desencarna, então, no seu retorno ao corpo na ressurreição ela reencarna. Porém, se a resposta for que ela se aparta, então, ela apenas encarnará.
Mas, o cuidado que se deve ter é que a Alma nunca encarnou, pois ela é o resultado do encontro do espírito com a carne. Ou seja, a Alma é um resultado e não um meio. A Alma não existia antes do nascimento, mas o espírito sim.
Logo, não pode haver reencarne, pois ela nunca encarnou, mas resultou desse encontro.
Outra questão sobre esse fato é que a Bíblia nunca falou de reencarnação, mas sempre de ressurreição.
O que é ressurreição? Ressurreição é o retorno do Corpo ao casal Alma+Espírito.
O que é reencarnação? Reencarnação é o Retorno da Alma ao Corpo, mas isso é impossível, pois não é a Alma que retorna ao Corpo, mas, sim o Corpo é refeito para o Casal Alma+espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário