O escritor aos Hebreus (11.1) diz que a Fé é a Certeza (ou firme fundamento) das coisas que se esperam.
O que isso significa? Significa que a Fé tem fundamento, ou seja, a Fé é uma certeza.
Mas, como posso ter certeza sem conhecimento? A Fé requer Conhecimento! Daí a importância dos mestres e evangelistas, são eles que vão à frente da batalha com lanternas e espadas às mãos, combatendo cegueiras, domínios (kosmocrator do gr. Kosmo e Krator - Mundo e Governo), e dando a cara-a-tapa.
A Fé sem Conhecimento, na verdade, é uma crendice, uma ilusão, uma religiosidade. Em virtude desse fato é que existem muitos enganados. E todo enganador é um enganado, mas nem todo enganado é um enganador!
A Fé que requer Conhecimento também exige que esse conhecimento esteja alicerçado na Verdade, caso contrário também encaminharia seus prosélitos à religiosidade e à superstição. Assim, os entregaria aos kosmokrators (dominadores).
O Conhecimento espiritual é adquirido ao longo de estudos dos textos bíblicos.
Podemos ver que Fé sem Conhecimento é apenas uma crença e não Fé de Fato, por que a Fé tem que estar fundamentada em conhecimentos Verdadeiros e Justificados. Por isso Jesus é o Logos, e se cremos em Jesus tenho o dever cristão de estudar o Logos (a Palavra).
O Cristianismo hoje está atravessando um momento crítico, pois abandonaram a Fé verdadeira e passaram a seguir e crer em seus poderes pessoais ou nas riquezas que Cristo pode lhes dar! Mas, essa riqueza quem detém é o outro que até ofereceu a Jesus todos os reinos deste mundo.
Muitos continuam vendendo Jesus por trinta moedas de prata, traindo o Evangelho de Cristo. Isso não é Fé, mas sim ignorância. Pois fé sem conhecimento é cegueira e crendice.
* (Texto originalmente desenvolvido em meu Facebook, mas ampliado aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário